1 de abril de 2017

Dicas para desenhar


E aí, gente?
Meu Deus do céu, eu não aguento mais tanto trabalho, duas semanas em seguida cheias de provas. Tô ralando pra fazer tudo, juro que não estou dando uma de desleixada com o blog, apesar de muitas vezes eu ser, desculpa. Mas eu estou muitooo feliz, tenho dois gatinhos agora, minhas orelhinhas de gato que pedi chegaram (porém foram entregues na casa da minha tia, já que eu moro no sítio) e eu comprei uma mesa digitalizadora e meu dinheiro saiu voando ~triste. Pretendo fazer review dos dois aqui, quando tiver tempo e os mesmos em mãos. 
Enquanto não as tenho, trago algumas dicas para desenhar (e não COMO). Coisas úteis para te inspirar e te incentivar nesse mundo maravilhoso dos desenhos, em que até quem vos fala precisa melhorar e muito o traço. Sem mais delongas, vamos para a postagem ~

1. Treino diário
O treino diário é muito importante, pois de pouquinho em pouquinho você vai aperfeiçoando mais o seu traço, vai acertando coisas que antes não conseguia fazer e vai se estabilizando melhor e se decidindo em como vai ser seu traço. Tente fazer rabiscos, linhas retas e círculos para treinar a coordenação motora. É um exercício muito bom.

2. Tudo leva tempo
Tudo leva tempo, acostume-se com erros, com o trabalho não saindo da maneira que esperava. Pode levar dias, meses, anos. Isso não significa que você não é capaz. Existem pessoas que espirram no papel e já saí aquela obra que parece ter sido feita pelos deuses. É, acontece. Mas não significa que seja com todos. Mantenha a calma, seu bonequinho de palito pode se transformar em algo incrível se você permitir, se você se esforçar. Tudo depende apenas de você.

3. Talento?
Eu digo que não, desenhar não é talento. É prática. A simples e pura prática. Se você praticar, aquele seu desenho todo torto e estranho pode ser transformado em algo surreal. Não, eu não estou louca. Qualquer um que desejar e se interessar, buscar aprender a respeito, pode acabar melhorando muito.

4. Competição
Desenhar não é competição! Não pense que tal artista está ganhando de você, que até um rabisco deles é melhor que uma arte completa sua, eu já vi muito disso por aí. Não é bom pra nenhum lado, você vai se sentir decepcionado consigo mesmo e o artista vai ficar triste pelas suas palavras. Desenhar é um hobbie, é diversão. Não leve isso para outro lado.

5. Veja vídeos
Vídeos aulas, ou apenas speedarts/speedpaints podem te ajudar imensamente a aprender coisas novas. É legal ver também lives, que são ao vivo, e você pode ver tudo com calma, além de vermos todo o processo pelo qual o desenho passa, os erros, por onde o artista começa. Para uma arte ser finalizada demora horas, mas pode ser muito útil.

6. Papel e lápis
Se você tiver o básico, um papel e um lápis você já pode desenhar, sem medo algum. Mesa digitalizadora não é algo obrigatório. Eu ainda não cheguei nem a pegar na minha, vai levar alguns dias para a mesma chegar, mas ainda assim eu continuo desenhando por meio de um caderno simples de escola, com um lápis simples. Não ache que você não vai ser reconhecido porque não possui uma. Afinal, continua sendo um desenho, apenas mudou o meio. Não se desespere.

7. Opinião alheia
Uma coisa que eu sempre digo, seja por qualquer coisa que você faz ou queira fazer: não deixe ninguém impedir a sua criatividade. Não tenha medo de expressar suas ideias com o mundo. Ninguém pode dizer o que é certo ou errado. Aceite críticas construtivas, porém não deixe as negativas te afetarem. Ainda assim, deixe o traço a sua maneira, deixe seus personagens com as características que você quer que ele tenha. E daí se eles são narigudos de mais? O desenho não é seu, no final das contas? Gente que caga regra sempre vai existir, no entanto também vai existir gente que te admira e vai espalhar o quanto gosta do seu trabalho por aí.

8. Cobre pelo seu trabalho
Comissions são o que dão dinheiro para quem trabalha nesse meio da arte. É por meio delas que você pode comercializar seus desenhos. Não estou falando que você precisa fazer comissions, tem gente que não tem tempo e simplesmente não faz. Mas não se sinta envergonhado(a) de cobrar pelo seu suor, pelo seu tempo gasto fazendo e o tempo gasto aprendendo a fazer tudo aquilo. Pelo dinheiro que você mesmo gastou com os materiais, seja pela mesa ou por lápis, nanquim, papel e etc. Se a pessoa que pagou não se sentir satisfeita com o resultado, mande ela fazer o dela mesmo, porque se criticou, porque ela não faz ela mesma?

9. Inspire-se
Inspire-se em outros artistas, você pode conseguir ideias novas a partir do momento em que observa algo. Só não plagie nada e nem pegue posições e desenhos e altere-os para o seu jeito. No entanto você pode se inspirar. Há também outras formas, como ouvir música, ver vídeos no geral, e etc. Dei dicas de como se inspirar com outras coisas aqui nesse post.

10. Tenha um traço próprio
Apesar da inspiração em outros artistas, é interessante você ter um traço só seu. Como seus personagens vão ser? Como você quer que eles sejam? Por exemplo, ontem eu descobri duas artistas que gostei muito. A página Yinmcha, que a característica dos oc's é que eles são mais cabeçudinhos que outros personagens por aí. E o canal Rasbii, que eles tem os olhos bem marcados e com cílios longos, além da parte da boca, em sua maioria, tem uma cor mais escura que o resto do rosto. São características que fazem com que as pessoas lembre-se do artista por ele fazer isso e aquilo. Não significa que você precisa ter, assim como não significa que você precisa manter o mesmo tipo de traço em tudo.

11. Referências
Pegue fotos com poses de pessoas reais e use na anatomia do seu desenho. Ou então pegue a foto de uma pessoa e passe pro seu traço. Não precisa ser realístico. Criar um personagem a partir de joguinhos de vestir também dá muito certo. Sim, é isso mesmo. Anatomia, ideia para roupas, criação de oc's podem muito bem serem feitas por jogos, que as vezes nem são necessariamente de vestir. Cenas de animes, filmes e etc também podem ser úteis para anatomia.

12. Linearts prontas
Linearts de outro artista, apenas para treinar pintura ajudam muito se você quer aprender melhor a respeito dessa parte. ATENÇÃO: não falo de de pegar a lineart, pintar, dizer que você fez, mesmo que marque o dono no facebook e tal, até porque você não pediu autorização. Mas eu particularmente não vejo problemas de pegar, testar o que você quer fazer e depois excluir na boa. Bom, você ainda pode só pesquisar por "tal coisa para colorir" e tadaaa ~

13. Programa
O programa de desenhos ou de edição que você usa também interfere de mais. Não adianta nada você fazer desenhos maravilhosos, saber desenhar até mão se você usa um programa com o qual você não consegue se adaptar. Não vá na onda dos outros, escolha o que é melhor e mais prático pra você, sempre.

14. Não desista
Sim, você vai encontrar dificuldades no caminho, vai achar que nada tá bom. Vai ficar triste e parar de desenhar por dias, até semanas. E não estou querendo te assustar com isso, pois com qualquer um pode acontecer e ainda por cima em qualquer área. Nada no início realmente é fácil. As vezes nem quando você já está no ramo. Porém pense que até seu artista preferido já passou ou vai passar por isso. As coisas não saem do dia pra noite. Pense que se ele consegue você também pode. 

Agora solta a mão e bora criar ♥ Lembre-se: crie o que der vontade, quando e como quiser. Temos liberdade de expressão e nada vai poder te parar só se você for um cuzão que espalha preconceito em forma de desenho :3 Acredito que algumas coisas valem até pra quem não desenha e nem quer desenhar. Espero que vocês tenham gostado e que eu tenha ajudado de alguma forma, nem que tenha sido só um tantinho. Beijão minha gente.

16 comentários :

  1. Parabéens pelo post! As dicas são ótimas! Eu planejo treinar mais meus desenhos, tenho uma pequena mania de fazer tudo no Illustrator e com conjunto de bases, mas então chego no papel e sai nada kkk mas enfim amei as dicas mesmo!

    By~ Sweet Magic Kissus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado ♥ Eu adoro o Paint Tool Sai, quando tiver a mesa é por ele que pretendo criar meus desenhos. Bases são muito úteis, acho anatomia uma parte complicada na maioria das vezes. Te desejo uma boa sorte com o papel nas próximas vezes. E obrigada mais uma vez :3

      Beijão ~

      Excluir
  2. OLá Kaya-san!
    Muitos itens concordo plenamente!
    No momento não abri o comission, ainda não tomei coragem de receber aqueles comentários de "Nossa como ta caro, a fulana cobra mais barato" tipo já vi monte de comentários assim para artistas, e dá vontade de mandar "então vai la pedir para essa fulana ou desenhe vc mesmo" achar que só um desenhinho que não pode custar nenhum centavo é osso. Principalmente aqui no Brasil deveria ser mais valorizado essa área de artes.
    E realmente não desistirei e não podemos desistir do nosso sonho de ser desenhista, essa carreira leva muito tempo para ser reconhecida por muita gente.
    ótima postagem! ^^)/

    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pam-chan ~
      Realmente, o tanto de comentário que fazem desse jeito a respeito... dá até um desânimo. Mas não sinta medo ou desgosto, quando se sentir preparada abra sim. Tenho certeza que muitas pessoas pagariam por um trabalho seu, já que sua arte é tão bonita e meiga. Não podemos desistir mesmo! Creio que com esforço, podemos elevar qualquer coisa. Quero muito evoluir e melhorar mais e mais meu traço, mas estou ciente que isso leva tempo.
      Que bom que gostou '3'

      Beijos

      Excluir
  3. Oooi :3
    Sabe, concordo quando você diz que desenhar não é talento e sim prática. Eu gosto muito de desenhar e honestamente acho que desenho bem, não por que tenho "talento" e sim porque é algo que amo fazer e que pratiquei bastante, acho que quem gosta e quer aprender a desenhar consegue, basta dedicação e paciência para encontrar seu estilo e aperfeiçoar seu traço.
    Desenhar é tudo de bom e não se precisa de matérias caros, eu mesma só uso lápis e borracha, odeio réguas e outras instrumentos, acho que o lápis já faz as duas funções que você precisa: rabiscar e medir
    A única coisa que as vezes desanima é as pessoas não valorizarem seu trabalho, mas se fomos parar pra ouvi-las nós não fazemos nada, então primeiro de tudo você tem que se valorizar e de tudo de si ^^
    Adorei o post!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii o/
      Acho essa história de talento marmelada. Não acho que desenhar se encaixa nisso. Não que meus desenhos sejam as mil maravilhas, mas quando alguém que não sabe desenhar olha geralmente dizem que é talento. Na prática tudo se aperfeiçoa, só precisa ter paciência mesmo.
      Nunca comprei nada de extravagante pra desenhar, só preciso de um lápis. Boom, recentemente comprei a mesa, que já até chegou aqui, mas isso é por que no digital ainda se tem mais liberdade na hora de desenhar. E também pq não sei fazer nada no mouse D: Réguas são muito úteis, geralmente minhas linhas saem tortas no papel, mas confesso que tenho preguiça de usar régua, então eu vou alterando até achar que está bom.
      Eu acredito que existe muita gente mal intencionada por aí, que só querem ver vc pensando que seu trabalho está um lixo ou dando palpite demasiadamente. E isso irrita muito, por isso que, mesmo aceitando críticas que são CONSTRUTIVAS não podemos perder nossa essência.
      weeee fico feliz que tenha gostado, beijão

      Excluir
  4. Acho que toda dica é bem-vinda. Gostei das que você compartilhou e como tudo na vida desenhar também requer estudo e dedicação.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  5. Suas dicas são ótimas, dedicação e estudo levam sempre a evolução em todas as áreas de atuação! Parabéns pelo texto gostei bastante ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem esforço nada vai pra frente. Obrigada! Beijos

      Excluir
  6. Antes de mais nada, quero dizer que achei seu blog muito lindinho. Ah, e as dicas estão um amor, pois eu também desenho e gosto de ler posts assim. Não me considero uma pessoa com talento para desenho, mas tento praticar sempre, mesmo meus rabiscos sendo de um estilo um tanto quando meio "desleixado" hehe. :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, fico muito contente com isso ♥ É muito bom despejar as ideias no papel ou no computador, não é mesmo? A prática leva a perfeição e isso é fato. Adoro desenhos mais rabiscados, são bem bonitos ~

      Excluir
  7. Sempre quis saber desenhar, mas quando começava sempre me decepcionava :c Vou seguir suas dicas, vou começar a praticar e me esforçar mais <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é aí que as dicas 2 e 14 entram. Você é capaz, você pode. Tente nem que seja fazer uns rabiscos todos os dias. O tempo que você estiver livre ou no tédio, experimente aperfeiçoar seus desenhos, procurar coisas para se inspirar e etc. Boa sorte ♥

      Excluir
  8. Amei as dicas....mas não teria a questão de dom também? eu conheço pessoas que nasceram praticamente desenhando rs .....isso para mim é lindo é arte e imagino que para quem desenhe seja libertador né?! bjs amei o post e blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que exista gente com mais facilidade para desenhar e para por o que vem na cabeça logo no papel. Talento/dom acho que se encaixam em outras coisas. E também nada sai bom se não gostarmos do que estamos fazendo, então é tudo bem relativo. É sim e é incrível quando alguém diz que foi tocado por algo que você fez. É gratificante. Assim também como por pra fora tudo o que está sentindo, seja pelo lado bom ou ruim. Aww, obrigada!

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim. Fique a vontade para mandar sugestões ou perguntar algo.

Por favor, siga as regras abaixo antes de comentar:
- Os comentários são moderados antes de serem publicados.
- Respeite para ser respeitado
- Tento sempre retribuir os comentários.
- Todos os comentários serão respondidos.
- Pode falar palavrões a vontade, mas tenha respeito e não xingue ninguém.
- Comentários do tipo: "Seguindo, segue de volta?" e parecidos serão ignorados.
- Deixe o link do seu blog no final do comentário. Posso acabar me interessando e seguindo.